Tecnologia do Blogger.

Categorias

Procurar

28 de maio de 2013

Gatos - O Preconceito

Com certeza, você já ouviu alguma dessas frases: "Eu odeio gato!" "Gatos são do mal" "Que bicho do inferno!" e infelizmente, até essa frase virou costume de se ouvir: ''Já envenenei/conheço alguém que envenena gato, sem dó!''. É muito triste que as pessoas não vejam outros seres vivos como habitantes do planeta, com tanto direito de vida quanto nós... e que não enxerguem que os gatos não têm culpa de estarem na rua, comendo os restos do seu lixo. Fomos nós que os domesticamos. Somos nós que jogamos filhotes na rua pra viverem à própria sorte, onde são forçados a revirar latões de lixo pra buscar comida. Pode acreditar, lixo não é gostoso, e eles não o comem porque querem, mas sim por ser sua única opção de sobrevivência. 
Quero falar de um caso em particular: os gatos pretos. Os maiores alvos do preconceito. Você que não hesita em chutar um gato preto ao passar por um, ou que finge "adotá-los" no Dia das Bruxas para espancá-los até a morte (acreditem, isso realmente acontece), ou que tem "repulsa"... Leia. O que vou escrever aqui é pra você. 
Há alguns dias atrás, saí do meu curso à noite e me deparei com uma gatinha toda preta na calçada. Cheguei perto dela e a ''cumprimentei'' com a mão, mas já esperava que ela tivesse receio em deixar que eu me aproximasse, então continuei andando e sentei ali perto pra esperar minha carona. Surpreendentemente, ela veio atrás de mim e sentou do meu lado. Achei que fosse coincidência, sei lá. Passei a mão nela e ela simplesmente implorou por mais carinho, e eu continuei a passar a mão no pelo dela. Em menos de um minuto, ela pulou no meu colo! Deitou e ficou ali, aproveitando o meu carinho. Eu achei aquilo muito surpreendente, a simpatia dela me contagiou tanto, que tive que passar essa história adiante. Muita gente pode até não ter o preconceito cruel, mas têm aquele pensamento de que "gato é anti-social". Que nada! Aquela gata foi tão social e carismática quanto um filhotinho de poodle. Talvez até mais! Ela ficou no meu colo até eu ter que ir embora, e não gostou muito quando eu tive que tirá-la da minha perna. 
Pode parecer coisa boba, mas aquilo me encheu de felicidade pelo resto da noite. É nisso que precisamos prestar atenção. A mesma regra se aplica tanto para cães quanto para gatos: Não existem animais ruins, apenas donos ruins. Agressividade e/ou receio, no caso dos animais, são sinônimos de medo. Não julgue um gato porque ele "roubou" do seu lixo, ele só estava com fome. Não o odeie por passar na sua frente enquanto você anda pela rua, ele deveria (e queria!) estar em casa, mas foi expulso de lá. Não queira envenená-los pelo barulho que fazem à noite, isso é resultado de proprietários irresponsáveis, que se não abandonaram, não tiveram a consciência de que a castração é importantíssima e necessária. Não o assuste porque ele se mostrou agressivo, ele já está com medo. Se quer culpar alguém, culpe a nós mesmos. Não desconte sua raiva em criaturas inocentes, e com certeza vítimas da situação. Pra completar a ideia, veja que a população de gatos de rua é duas vezes maior do que a de cães. 

Se você enche o peito pra dizer que envenena gato, faça um favor ao planeta e coma você o veneno. Achar que é uma espécie "superior" é sinônimo de ignorância e falta de conscientização. Exclua o preconceito, o planeta é tanto nosso quanto de qualquer outro ser vivo. 

Queria muito contar a história da gatinha preta que conheci, porque foi um exemplo lindo de como um simples gesto de carinho pode mudar todo um conceito. Espero vê-la mais vezes por ali. ^__^

Para os amantes de gatos, um abraço muito apertado See ya! =^.^=

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...