Tecnologia do Blogger.

Categorias

Procurar

7 de setembro de 2013

Grito dos excluídos - 07 de setembro de 2013

 "Independência, por isso eu grito! Dignidade ao povo excluído!"  

Esse foi o lema do Grito dos excluídos de 2013, o qual eu tive o enorme prazer de participar. O objetivo do Grito é, durante o desfile de 7 de setembro, lembrar dos oprimidos e esquecidos da sociedade. As causas eram inúmeras: preconceito contra diferentes raças e opções sexuais, os jovens esquecidos sem esperança em presídios, os estudantes explorados pelo governo através de taxas de ônibus que deveriam ser gratuitas, entre muitas outras. 



Diante da quantidade de oprimidos que sofrem, estávamos em um número relativamente pequeno, mas fizemos valer a pena. Essa caminhada foi muito especial pra mim porque, dentre todos os que caminhavam comigo, eu era a única que gritava pela causa animal (~le forever alone~ rs). Não digo isso tentando parecer "especial", pois todas as causas lá lembradas eram igualmente importantes. Meu objetivo ao escrever aqui foi que eu fiquei imensamente feliz em poder introduzir nossos parceiros peludos ao Grito dos excluídos. Pelo meu cartaz, eles puderam ser lembrados. 
Confesso que me intimidei quando algumas pessoas me perguntaram "mas o que os bichos tem a ver?" "Não é só pelo povo?''. Mas só o que eu conseguia pensar era: afinal, quem é o povo? Somos TODOS nós. Por que o ser humano se acostumou a excluir outras espécies de seu convívio? E por isso a paz e a certeza de que eu estava onde devia estar me dominaram. Os animais fazem parte do povo tanto quanto nós. Quando não estão em nossas casas nos enchendo de alegria, estão partilhando a fome, a dor e o abandono com outras espécies nas ruas, incluindo a nossa. Somos todos parte de um mesmo mundo, cheio de injustiças para com todas as criaturas. É por isso que devemos lutar. 



Como escrevi, os animais não têm como protestar. Por serem tão incompreendidos, não têm chance de exigirem seus direitos, tão importantes quanto os nossos. São seres igualmente merecedores da vida. É por isso que insisto em lembrá-los, onde quer que eu vá. A causa animal vai me acompanhar pra sempre, e eu sempre lutarei por ela. Sonho com um mundo onde exista respeito entre todos os seres vivos, onde não exista crueldade ou exploração dos inocentes. Enquanto existir injustiça, eu estarei lá para gritar por eles. Por TODOS eles.

Agradeço a todos os que participaram do Grito, e quero registrar aqui meu carinho de todo o meu coração à Pastoral da Juventude, que todos os dias me encoraja a 
continuar sonhando com esse mundo que almejo e a lutar por ele, pois afinal, "não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta". Essas pessoas maravilhosas me ensinaram que lutar nunca é em vão, e que eu nunca devo desistir. PEJOTEIROS, EU AMO VOCÊS! =) ♥

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...